sexta-feira, 25 de abril de 2014

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Para a próxima aula (29/abr)

Esperamos que a aula de ontem (22/abr) tenha trazido nova luz sobre as diferenças entre Prevenção em Saúde e Promoção da Saúde. Mas assim que começamos a entender algo novo, logo em seguida outras dúvidas e reflexões surgem.

Na próxima aula (29/abr) vamos começar a explorar as reflexões de vocês. Para isso, vejam este vídeo e este texto. A seguir, façam a si mesmos ao menos duas perguntas sobre o que viram/leram, considerando a discussão que estamos tendo neste momento sobre Prevenção e Promoção. Por fim, reflitam sobre os próprios questionamentos e tentem respondê-los.

Sugerimos que não deixem para ver o material na véspera da aula. Vejam com tempo e reflitam um pouco a cada dia, para que as ideias e reflexões possam fermentar. A referência 1 (da aula de 22/abr) e o vídeo de referência da próxima aula são ótimas fontes para ajudá-los nessa tarefa.

Tragam as perguntas por escrito na próxima aula. Mas se quiserem começar antes e compartilhar aqui suas perguntas e reflexões, serão bem-vindos!

terça-feira, 15 de abril de 2014

Há diferença entre Prevenção e Promoção?

A primeira missão da nossa disciplina é entender o que são a Prevenção em Saúde e a Promoção da Saúde, o que diferencia esses conceitos e qual é o papel do profissional de Educação Física, como profissional da saúde, nessas duas frentes. O vídeo "Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências" (disponível no YouTube em https://www.youtube.com/watch?v=iFdRj5BIRS8) serve como pontapé inicial. 

De início, podemos dizer que a prevenção diz respeito à antecipação de algo, como adoecer e envelhecer. Já a promoção se relaciona mais com a fomentação de condições gerais de vida mais adequadas, de mais autonomia e poder às pessoas sobre o que determina suas vidas e o processo saúde-doença. Mas será que é só isso que distingue os dois conceitos?

Além do mais, o mesmo conceito pode ter significados diferentes e servir a interesses muito distintos, dependendo de quem o usa. Já se perguntou o que normalmente as pessoas querem dizer quando afirmam que estão promovendo a saúde? Será que as ações delas correspondem ao ideário da Promoção da Saúde?

Antes tarde do que nunca... Então, vamos começar!

Começamos o primeiro semestre de 2014 e, com ele, nossa disciplina! De certo não foi da forma como gostaríamos - por conta dos atrasos e da impossibilidade de utilizarmos as dependências da nossa querida EACH, já que os problemas por lá ainda não foram equacionados -, mas seguiremos adiante.

Também tivemos alguns problemas para iniciar as atividades no blog, mas esses sim já foram resolvidos. Então, a partir de hoje contaremos com mais este espaço para compartilhar, discutir e construir os conteúdos da disciplina de Promoção da Saúde. Para que funcione, a participação de todos é fundamental!

A seguir estão algumas informações gerais sobre a disciplina. O documento completo, com as referências e as avaliações, pode ser conseguido com a professora Marilia (marilia.velardi@usp.br) e com o estagiário de docência Leandro (leandromtg@usp.br).