quinta-feira, 29 de março de 2012

Talvez um dos maiores desafios da Saúde Pública seja a Promoção da Saúde das Pessoas. Ao mesmo tempo em que há inequívocos avanços nos campos da tecnologia e da informação, ainda persistem condições de vida que impedem ou dificultam o acesso das pessoas à melhores condições de vida.
Pensar sobre o que a saúde representa e como ela pode ser alcançada é um desafio, ainda que utópico, que persiste e ganha força especialmente a partir dos anos 50 do século XX. Discutir as questões que devem ser levadas em conta por aqueles que trabalham no campo da saúde e pelos cidadãos e cidadãs é um compromisso de envolvimento com a sua saúde pessoal, da sua comunidade e, no caso dos profissionais, é fundamental para o atendimento, o cuidado e o acolhimento às pessoas.
No entanto, para isso não basta apenas estar atento aos documentos e cartas que, desde as primeiras reuniões marcaram o novo conceito e vem definindo as prioridades para que a Promoção da Saúde seja uma realidade. É importante olhar para a sua saúde, a saúde do outro e das comunidades sob outro ponto de vista. Não é possível olhar apenas para aquilo que causa ou predispõe as doenças, nem apenas buscar o desenvolvimento de novas tecnologias e estratégias de controles de epidemias, endemias ou, ainda, apontar para condutas norteadoras de comportamentos saudáveis. É fundamental um outro olhar, capaz de observar e analisar atentamente os anseios, necessidades, vulnerabilidades e potencialidades de um dado contexto e, a partir daí, ajudar as pessoas a construírem um novo status de saúde. Para tanto, olhar para a saúde com outro enfoque, que não se restringe à doença nem às morbidades e comorbidades decorrentes é fundamental para nos preparamos para o trabalho no campo da saúde. O curso de CAF está disposto a não ollhar apenas, parafraseando o grande José Saramago, com os olhos do Falcão, mas, sobretudo, a usar os olhos do Romeu para olhar para a saúde das pessoas e das comunidades a quem atendermos.

Trecho do filme Janela da Alma, do cineasta João Jardim, em que Saramago fala sobre as distinções entre ver com os olhos do Falcão e os do Romeu. Vale a "visita" ao documentário todo!!!!!!

2 comentários:

  1. A compreensão da distinção entre promoção de saúde e prevenção de saúde envolve um processo complexo que exige investimentos em auto-conhecimento e tempo para reflexão.

    ResponderExcluir
  2. é isso aí daniela! pensar no que acreditamos, no que valorizamos, naquilo que somos levados a acreditar e valorizar... um trabalhão, né? bjs Marília

    ResponderExcluir