quinta-feira, 12 de junho de 2014

Processo da educação em saúde no Brasil

Olá pessoal,
Vocês sabiam que um dos pilares da promoção à saúde é a educação em saúde? Este pilar consiste em atividades planejadas que objetivam criar condições para produzir mudanças de comportamento desejadas em relação à saúde. A efetividade em termos de mudanças de hábitos está na análise de processos intelectuais, afetivos e culturais.
No Brasil, o processo de desenvolvimento da educação em saúde vem desde o final do século XIX até a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), os avanços para a melhoria da educação se davam principalmente em momentos de crise ou de ameaça ao modelo econômico vigente da época.

           Com pouca ênfase, a primeira medida tomada pelo Estado para melhorar as condições de educação em saúde foi distribuir folhetos informativos, esta medida foi marcada pela política repressiva do Estado. Em 1923, Carlos Chagas faz a primeira reforma sanitária, criando o Departamento Nacional de Saúde, é neste momento que começam a ser construídos os primeiros centros de saúde e as escolas assumem a educação sanitária. Outro grande avanço se dá na década de 40, quando o Brasil em convênio com os Estados Unidos da América estrutura o Serviço Especial de Saúde (SESP), com atividades de programas de doenças contagiosas (diagnóstico precoce e tratamento preventivo), educação sanitária (atividades de higiene em geral) e organização científica em termos administrativos dos serviços, nesta mesma época novas práticas de educação são adotadas pela SESP, elas são: educação em grupos, recursos audiovisuais e o desenvolvimento e organização de comunidades, há também uma reforma no currículo da Faculdade de Higiene e Saúde Pública, que acrescenta em sua grade fatores social econômica e cultural. Pós Segunda Guerra Mundial as medidas tomadas para educação em saúde foi educação para a saúde. Com a ditadura militar a educação em saúde passa a ser exercida por diversos profissionais, não só educadores, nas escolas a educação em saúde passa ser obrigatória. A grande insatisfação da população que exigia melhorias em saúde perdurou até o final da década de 80, onde as primeiras diretrizes do SUS começaram a ser estruturadas e assim foi até a sua real efetivação.

Laura Tosini, Ana Gomes e Gabriele Matias.
Grupo 4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário