sábado, 24 de maio de 2014

Promoção da Saúde: Autonomia construída no Brincar

Saúde entendida como “[...] um recurso para a vida cotidiana, não o objetivo da vida”. (OMS, 1986), introduz na discussão no campo da promoção da saúde a percepção positiva da vida, indicando que garantir autonomia é oferecer recursos para que os indivíduos tomem decisões sinceras e conscientes. Garantir liberdade é fomentar a expressão do Ser, - fundamental para a condição de saúde.

Portanto proporcionar a expressão do Ser garante um posicionamento mais autônomo no que diz respeito à própria experiência do viver. E nesse sentido quero propor uma reflexão considerando a infância como período no qual a expressão do ser está em processo de formação e no brincar a possibilidade de experimentar o mundo.

Esses vídeos são do Projeto Território do Brincar que registra com muita sensibilidade os diferentes modos de brincar em diversas regiões do Brasil. Esse trabalho inspira e acrescenta a questão da promoção da saúde e nos atenta para a importância do brincar, tanto para nos relacionarmos com mundo como para nos realizarmos nele.

·         Vídeo de lançamento do Projeto:

·         Dois dos vídeos resultado do Projeto “Território do Brincar”:

O brincar no Maranhão:
O brincar no Rio Grande do Sul :       

                                            ______________
.Grupo 2.
Luis Carlos Rodrigues dos Santos


2 comentários:

  1. Pessoal, tive duas dúvidas ao ler o post de vocês:

    1) Como é que se garante a autonomia das pessoas?

    2) Quais são as reflexões de vocês sobre o conteúdo dos vídeos e a relação com a autonomia?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Maíra Teixeira da Silva10 de junho de 2014 às 09:01

    Achei a sugestão do grupo do Território do Brincar muito oportuna, porque é uma maneira de vermos a autonomia sendo construída em uma criança, em sua primeira formação, no descobrir de quem ela é por meio do lúdico.
    O primeiro vídeo é super interessante porque fala da liberdade da criança no brincar e como isso tem relação com o desenvolvimento dela, como é importante.
    Bela sugestão do grupo!

    ResponderExcluir