terça-feira, 15 de abril de 2014

Há diferença entre Prevenção e Promoção?

A primeira missão da nossa disciplina é entender o que são a Prevenção em Saúde e a Promoção da Saúde, o que diferencia esses conceitos e qual é o papel do profissional de Educação Física, como profissional da saúde, nessas duas frentes. O vídeo "Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências" (disponível no YouTube em https://www.youtube.com/watch?v=iFdRj5BIRS8) serve como pontapé inicial. 

De início, podemos dizer que a prevenção diz respeito à antecipação de algo, como adoecer e envelhecer. Já a promoção se relaciona mais com a fomentação de condições gerais de vida mais adequadas, de mais autonomia e poder às pessoas sobre o que determina suas vidas e o processo saúde-doença. Mas será que é só isso que distingue os dois conceitos?

Além do mais, o mesmo conceito pode ter significados diferentes e servir a interesses muito distintos, dependendo de quem o usa. Já se perguntou o que normalmente as pessoas querem dizer quando afirmam que estão promovendo a saúde? Será que as ações delas correspondem ao ideário da Promoção da Saúde?

Um comentário:

  1. No vídeo, os autores do livro "Promoção da Saúde, conceitos, reflexões e tendências", Dina Czeresnia e Luis David Castiel, falam em resgate de conceitos que já foram discutidos em outras épocas; resgate do compromisso médico-social; da capacidade dos individuos e comunidades gerirem as condições de sua própria saúde. É necessário exigir políticas públicas favoráveis à saúde. É preciso fomentar condições gerais de vida, que permitam aos cidadãos alcançarem uma melhor qualidade de vida. Falam, também, dos riscos inerentes à vida: andando, correndo, dirigindo (atividades de rotina) ou escalando montanhas, corremos riscos. Viver é arriscado. Promover a saúde é fundamental!

    ResponderExcluir