terça-feira, 15 de abril de 2014

Antes tarde do que nunca... Então, vamos começar!

Começamos o primeiro semestre de 2014 e, com ele, nossa disciplina! De certo não foi da forma como gostaríamos - por conta dos atrasos e da impossibilidade de utilizarmos as dependências da nossa querida EACH, já que os problemas por lá ainda não foram equacionados -, mas seguiremos adiante.

Também tivemos alguns problemas para iniciar as atividades no blog, mas esses sim já foram resolvidos. Então, a partir de hoje contaremos com mais este espaço para compartilhar, discutir e construir os conteúdos da disciplina de Promoção da Saúde. Para que funcione, a participação de todos é fundamental!

A seguir estão algumas informações gerais sobre a disciplina. O documento completo, com as referências e as avaliações, pode ser conseguido com a professora Marilia (marilia.velardi@usp.br) e com o estagiário de docência Leandro (leandromtg@usp.br).


Um comentário:

  1. Olá a todos(as), bom, referente à temática sobre a saúde, e promoção dela, gostaria comentar brevemente as minhas reflexões, baseadas nas leituras e alguns conceitos pesquisados pelos especialistas. Bom, na dicotomia saúde-doença, podemos perceber que ambas caminham juntas, mas nós não só podemos ser vigilantes de um deles, mas de ambas, considero relevante os conceitos elaborados pela carta de Otawa e também a carta Brasileira sobre Saúde, acho que a Carta de Otawa deu origem no seu conteúdo, pelas análise e filosofia, mas com as suas peculiaridades à Carta Brasileira. De qualquer forma, pra mim, ambos os documentos se complementam, ampliando a convergência e trazendo à tona uma nova visão sobre o que é realmente saúde, termo restrito, até há algumas décadas à saúde biológica ( de aparência física) do individuo, mas que nestes últimos anos essa visão linear (biológica) está mudando rapidamente para uma visão holística do ser humano, o que me traz a ideia de concordar plenamente com o Pai da Teoria da Complexidade (E. Morin), o ser humano é uma unidualidade, é a mesmo tempo biológico e cultural. Sob, esses conceitos, e essa forma de pensamento, considero que devemos trabalhar, para conscientizar às pessoas sobre a importância da saúde para a sua inserção no mercado laboral como um ente saudável (para produzir mais e melhor), progredir nas suas atividades pessoais-familiares e seja uma carga menos para o gasto público nesse quesito do estado Brasileiro. Atte. Roberto

    ResponderExcluir