quinta-feira, 19 de abril de 2012

Autonomia

Toda vez que eu falo, leio ou penso neste assunto fico na dúvida sobre o fato de a autonomia ser uma ou muitas. Talvez tenhamos mais autonomia em algumas situações, menos  em outras. Talvez em algumas fases da vida isso mude... então é possível que tenhamos autonomias e não uma só... o que acham? Daí, então, chego a conclusão de que a conquista das nossas autonomias e a ampliação das nossas possibilidades é uma ocupação cotidiana, sempre haverá um espaço prá conquistamos. Como consequência, chegarmos às conclusões sobre quais são as ferramentas que precisamos para nos "empoderarmos" também será uma tarefa contínua.E ainda tem a sociedade, os grupos, os mais próximos...ai que canseira!!!!! Mas ou é isso ou contentar-se em comer minhocas (assistam a animação para entender!)...

3 comentários:

  1. Não consigo enxergar autonomia como uma atitude isolada, mas ligada a múltiplos fatores. E concordo que talvez tenhamos mais autonomia em algumas situações, menos em outras.
    Ps: Muito legal o vídeo!!

    Fabiana Guedes

    ResponderExcluir
  2. A autonomia é uma norteadora da atuação em promoção em saúde e o video mostra isso o trabalho em conjunto, pensar sobre algo e criando estratégias para alcançar o objetivo que no nosso caso é a melhora da saude das pessoas.

    ResponderExcluir
  3. Vejo que na autonomia existe um continuo e constante processo de auto-conhecimento e auto-afirmação, e concordo com a Fabi que não vem de uma atitude isolada, mas de um conjunto de significados. A modificação da visão de cada pessoa, ou a apresentação dos caminhos para essa mudança, podem ser as chaves para que elas possam se apropriar de sua autonomia, o que lhe é de direito, mas que por vezes, ou em dados momentos, situações são sufocados por diferentes motivos, que podem o levar a desistir de continuar e se auto afirmar, deixando de colocar em prática o seu direito de escolha, sua vontade, defendendo-a para que esteja de fato exercendo a sua autonomia.
    Também acredito que uma mesma pessoa possa exercer sua autonomia em uma situação, em detrimento dela em outras ocasiões a depender de uma série de fatores que possa deixá-la acuada ou não, ou por achar que naquele momento e contexto não vale a pena sua exposição, ou por haver limitações físicas que ela julga incapaz de sobressair o direito de escolha, acredito que uma variedade de fatores podem favorecer a manutenção da autonomia em diferentes circunstâncias. (Michele Santos)

    ResponderExcluir