O professor Marco Bettine da EACH visitou o nosso blog e compartilhou um artigo escrito por ele. Uma ótima leitura, que traz à tona reflexões profundas e fundamentais para a formação da nossa consciência crítica.
Patologias Sociais e a Qualidade de Vida na Sociedade Moderna. REVISTA BRASILEIRA DE QUALIDADE DE VIDA v. 01, n. 01, jan./jun. 2009, p. xx-xx.
Resumo
Este artigo tem como objetivo estudar alguns elementos das patologias sociais, relacionando-os aos modos de vida na sociedade moderna, principalmente sobre a ótica do trabalho. Discute-se a questão do tempo, da racionalização como mecanismos que tendem a gerar as fadigas dentro do mundo do trabalho e da vida. A força do mundo do trabalho acaba por integrar o modelo de vida em todas as esferas sociais, provocando uma racionalização nos momentos de não trabalho. Estes mecanismos geram mais stress e fortalecem as patologias sociais. Para sair deste processo autofágico propõem-se a utilização do esporte como aliviador dos sintomas relacionados aos Transtornos Mentais Comuns como possibilidade de atuação imediata neste problema social concreto.
Palavras-Chave: Patologias Sociais, Transtornos Mentais Comuns (TMC), Qualidade de Vida, Sociedade Industrial, Esporte e Desenvolvimento Social.
Parabéns pela iniciativa do BLOG e transpirar e inspirar além do momento AULA é sempre um ganho substancial para todos envolvidos no processo... ou que acompanham o processo... feito eu ;-)
ResponderExcluir