quinta-feira, 12 de abril de 2012

Patch Adams

Se rir é o melhor remédio, o médico americano Patch Adams pode ser considerado o mestre desse tipo de tratamento. Com os cabelos pintados, roupas e nariz de palhaço, além é claro de muito bom humor, ele arrebata sorrisos por onde passa e com o auxílio de medicamentos, ajudou na cura - ou ao menos na diminuição do sofrimento - de diversos doentes.

A entrevista é incrível e nos ajuda a ampliar o olhar sobre questões importantes. Assitam!

 Atenciosamente,

Fabiana Guedes

5 comentários:

  1. Muito interessante a ideia da disciplina. Construir uma postagem é também uma forma de intervenção na realidade, vocês podem explorar sobre os mitos, descrever formas de interação das pessoas com o corpo, as formas de linguagem. Explorem isso que os escritos terão vasão para fora dos muros da Universidade.
    abraço à todos.
    Marco Bettine.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de dividir este texto com vocês.

    v. 01, n. 01, jan./jun. 2009, p. xx-xx. REVISTA BRASILEIRA DE QUALIDADE DE VIDA
    Patologias Sociais e a Qualidade de Vida na Sociedade Moderna
    Resumo
    Este artigo tem como objetivo estudar alguns elementos das patologias sociais, relacionando-os aos modos de vida na sociedade moderna, principalmente sobre a ótica do trabalho. Discute-se a questão do tempo, da racionalização como mecanismos que tendem a gerar as fadigas dentro do mundo do trabalho e da vida. A força do mundo do trabalho acaba por integrar o modelo de vida em todas as esferas sociais, provocando uma racionalização nos momentos de não trabalho. Estes mecanismos geram mais stress e fortalecem as patologias sociais. Para sair deste processo autofágico propõem-se a utilização do esporte como aliviador dos sintomas relacionados aos Transtornos Mentais Comuns como possibilidade de atuação imediata neste problema social concreto.
    Palavras-Chave: Patologias Sociais, Transtornos Mentais Comuns (TMC), Qualidade de Vida, Sociedade Industrial, Esporte e Desenvolvimento Social.

    ResponderExcluir
  3. oi Marco! Usaremos na disciplina com certeza! Valeu a dica!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Professor, obrigada pela dica! Recomendei a leitura do seu artigo no meu blog...
    Abç

    ResponderExcluir
  5. Hoje finalmente consegui assistir o vídeo por completo, e ele representou muito mais do que um trabalho escrito, ampliou a minha visão na relação com o ser humano, no tratamento com as pessoas, clientes ou não, alunos ou pacientes, a relação e o vínculo que criamos com eles, a meu ver, é a principal ferramenta para que possamos realizar um trabalho que de fato nos gere prazer, sabedoria, resultados e até um excelente rendimento, e que mais do que isso, faça com o que nossos alunos/clientes/pacientes percebam o verdadeiro significado de viver com qualidade de vida, e ai sim, possam entender o real espírito de "Mudar seu estilo de vida para viver melhor."

    Michele Santos

    ResponderExcluir