quarta-feira, 2 de maio de 2012

Caderno de campo

Quem se propõe a educar em saúde usando como ponto de partida e chegada a promoção em saúde e o seu compromisso libertador e humanitário precisa se exercitar continuamente.Um desses exercícios é a reflexão sobre as suas vivências cotidianas que, de algum modo, interferem, influenciam, determinam a maneira como fazemos a nossa tarefa. Cada filme, obra de arte, música, conversa, leitura científica ou simples fruição literária podem disparar novas reflexões sobre quem somos e sobre o nosso mundo. Por isso, fazer um caderno de campo, um caderno de vida, é quase uma obrigação para nele podermos anotar as experiências que reconfiguram o nosso modo de ver e viver e que, por consequência, nos transformam em educadores diferentes. Estarmos atentos ao cotidiano, ao contexto e vermos o que podemos aprender com ele e apreender dele é fundamental se queremos ser educadores em saúde... eu acho!
O vídeo que segue traz uma contação de histórias sobre Paulo Freire... anotem suas impressões no caderno de campo... as histórias contadas nos ajudam a compreender melhor o país em que vivemos. É ou não é?



2 comentários:

  1. é verdade !!! estas histórias contam muito sobre o país em que vivemos !! realidades tão distantes, tão esquecidas, tão sofridas e com tanta alegria no viver, achei lindo o trabalho dele e o amor dele fazendo as coisas ficarem mais fáceis .....

    ResponderExcluir
  2. aproveitando deixo a dica de outro blog de pedagogia que tem alguns arquivos legais !!! livros, filmes, dicas ;) inclusive tem este mesmo filme do paulo freire postado aqui, o livro dele, pedagogia do oprimido, entre outros, o blog é este:

    http://pedagogiaunesi.blogspot.com.br/2009/08/documentario-paulo-freire-contemporaneo.html

    ( operação respeito ao professor eu apoio)

    ResponderExcluir